POR QUE EU PRECISO DE UM TRATAMENTO DE CANAL?
O dente, como qualquer outro tecido vivo do nosso organismo, precisa de nutrição. Esta nutrição é fornecida pela polpa do dente, popularmente conhecida como “nervo”. A polpa é um órgão composto de vasos sangüíneos, tecido conjuntivo e tecido nervoso. Quando agredida por cárie, doença periodontal, restaurações extensas ou trauma, a polpa responde com inflamação, que ao contrário de outras partes do corpo, é irreversível e precisa ser removida. Esta remoção e o posterior preenchimento do espaço antes ocupado pela polpa com um material inerte, biologicamente compatível, chama-se Tratamento Endodôntico ou tratamento de canal.
Em outros casos, a polpa se encontra necrótica (sem vitalidade) e infectada por bactérias. Este “foco de infecção” prejudica a saúde geral e deve ser banido, através do tratamento de canal. Se o canal não for tratado a tempo, o dente será perdido, provocando um grande desequilíbrio na saúde bucal.
NÚMERO DE CONSULTAS
Normalmente, o tratamento de canal é feito em uma única sessão. Em casos com infecção severa e/ou múltiplos canais, uma segunda ou até terceira consulta pode ser necessária.
CUSTO DO TRATAMENTO
O custo do tratamento de canal varia de acordo com o grau de dificuldade da cada caso em particular. De um modo geral, o investimento que esse tratamento representa é significativamente menor que nos casos onde o dente é perdido.
EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO
Em média, durante o tratamento de canal são feitas 4 radiografias. A quantidade de radiação que os pacientes são expostos é muito baixa e não representa risco nenhum à saúde. Não obstante, cuidados especiais são tomados com pacientes gestantes.
FATOS E MITOS
- Um dente com canal tratado se torna fraco
FATO: Realmente, depois de um tratamento de canal o dente se torna mais susceptível à fratura, pela perda de estrutura. No entanto, quando este dente é restaurado a tempo, sua resistência é recuperada e seu retorno à função normal é imediato.
- Um dente com canal tratado fica escuro.
MITO: Quando um dente tem seu canal tratado e a cavidade de acesso a este canal é bem limpa e restaurada, não ocorre escurecimento.
- O tratamento de canal é muito dolorido e desconfortável.
MITO: Com técnicas modernas de anestesia, consegue-se controlar de maneira satisfatória a dor durante o tratamento de canal. Após o tratamento, em alguns casos, lança-se mão de medicações sistêmicas para o controle da dor pós operatória.
- O dente com canal tratado é um dente morto.
MITO: A nutrição do canal propriamente dito é interrompida com o tratamento de canal. No entanto, o suprimento sangüíneo e a inervação dos tecidos circunvizinhos mantém a sua vitalidade, fazendo com que um dente com seu canal tratado ainda sinta pressão, tato e dor.